Vacinação e Desparasitação

Os cães podem ser afectados por um conjunto de doenças para as quais existem vacinas disponíveis, nomeadamente: esgana, parvovirose, hepatite infecciosa, leptospirose, tosse do canil, leishmaniose e raiva. Em Portugal, a vacina contra a raiva é a única obrigatória (assim como a identificação electrónica - ou microchip - e a licença na Junta de Freguesia). Contudo, algumas destas doenças são zoonoses (transmissíveis ao Homem), pelo que o esquema vacinal deve ser respeitado.

A vacinação é a melhor maneira de proteger o seu animal contra doenças contagiosas e por vezes fatais!

A vacinação poderá ter início às 6 semanas de idade pois os anticorpos maternais (defesas transmitidas através do leite materna nas primeiras 24 a 48 horas após o nascimento), que prevalecem nas primeiras semanas de vida do cachorro, começam a diminuir. Por esta razão, o animal precisa de desenvolver a sua própria imunidade de uma forma mais duradoura.

A vacina estimula a produção de anticorpos específicos, que vão servir de "memória" no sistema imunitário para poder desenvolver uma resposta defensiva mais rápida num próximo contacto.

Contudo, enquanto os anticorpos maternos estiverem em circulação, estes neutralizam a eficácia das vacinas pelo que se torna necessária a aplicação de reforços vacinais (às 8, às 12 e às 16 semanas) para assegurar uma melhor estimulação a longo prazo.

O plano de vacinação deve ser elaborado pelo seu médico veterinário e personalizado consoante o ambiente em que o seu animal vive, os riscos que enfrenta e as actividades em que participa.

 

Até ao final do esquema vacinal o seu cachorro não está protegido!

Os cachorros devem então efectuar reforços vacinais periódicos. Até completar o esquema vacinal, siga os conselhos do seu médico veterinário no que respeita a banhos, passeios nos jardins e locais públicos, onde a probabilidade de contágio/ infestação é muito grande. Não coloque o seu cachorro no chão em locais onde circulam outros animais (incluindo quando for ao veterinário!)


Desparasitação

Os cachorros vão geralmente para as suas casas novas com 6 a 8 semanas de idade. Em alguns casos, o criador pode já ter iniciado o esquema de desparasitação interna:
- primeira toma aos 15 dias de idade, repetindo de 15 em 15 dias até aos 2 meses;
- depois mensalmente dos 2 aos 6 meses.
Após os 6 meses, a frequência da desparasitação é ditada pelo ambiente exterior em que o animal está inserido e o tipo de parasita que se pretende eliminar, variando entre 1 e 4 meses de intervalo.

Consulte o seu médico veterinário sobre qual a frequência de desparasitação mais aconselhada para o seu animal.
(Informe-se relativamente à prevalência de Dirofilariose na sua área de residência!)