Canários (Serinus canaria)

É uma ave setentrional semi autóctone que vive em média dez anos mas podem durar até 18 anos.

Só os machos é que cantam na época reprodutora e quando estão sós. Se um indivíduo vê outro macho poderá não cantar mas se o ouvir sim.

Têm uma muda definida em Setembro no final da época reprodutora durante a qual não cantam. Problemas nutricionais (dietas pobres em proteína, cálcio e vitamina A) poderão causar mudas anómalas ou indefinidas durante as quais os animais deixam de cantar. Pode-se forçar a muda diminuindo gradualmente o número de horas de luz.

Os canários obesos também poderão deixar de cantar.

Estes animais têm de estar no exterior pelo menos algum tempo pois necessitam de luz natural. Atenção para não os deixar sem possibilidade de se refugiarem numa sombra ou com temperaturas extremas.

Sexagem

Sopra-se no abdómen para afastar as penas. As fêmeas têm a parte posterior do abdómen em forma de tonel e nos machos a cloaca sobressai como uma papila. Os animais com menos de seis meses são extremamente difíceis e sexar.

Nutrição

A maioria dos canários sofre de má nutrição crónica com preponderância para deficits de cálcio e de vitamina A. Os alimentos compostos são uma boa solução. As sementes devem ser completamente evitadas como dieta base. Para além disso os lotes comerciais de sementes encontram-se frequentemente contaminados com fungos.

A alface é pobre em nutrientes excepto em fósforo o que é contraproducente pois aprisiona o cálcio. É preferível dar couve escaldada, acelgas, espinafres, courgettes, abóbora, todos os vegetais de folha verde excepto a alface. A rama da cenoura é ideal pois tem muito cálcio. Pode-se complementar a alimentação com pasta de ovo, bolacha e leguminosas demolhadas ou cozidas. Não dar abacate pois é tóxico para as aves.

Para melhorar a cor de animais com tons avermelhados podem usar-se pastas especiais, pimentos ou cenoura ralada.

Alojamento e enriquecimento ambiental

Deve usar-se uma jaula grande e rectangular com dois ou três poleiros ao mesmo nível e não muito próximos. Os poleiros devem ter um diâmetro adequado e ser em madeira natural. As jaulas redondas não oferecem sensação de confiança ao animal e tendem a estragar as penas.

Deve-se incluir um esconderijo que serve de estímulo para a muda e para a postura.

A cozinha e a sala de estar não são locais recomendados para a gaiola. A cozinha tem muitos fumos e vapores que são prejudiciais para o animal e a sala tem muitos ruídos estranhos mesmo depois de o animal querer dormir (só é aceitável se o animal estiver habituado).