Como cuidar de Lagartos

Antes de comprar um lagarto ou uma iguana, certifique-se que pode cuidar dele devidamente.
Será que tem espaço para um bom terrário?

Tem disponibilidade para limpar as instalações do animal regularmente?

Tem vontade de ler acerca da espécie do animal que pretende adquirir para que aprenda o máximo possível acerca da sua manutenção?

Se a resposta é "Sim", parabéns pois está em vias de tornar-se proprietário de répteis ou herpeculturista!

1º Passo: Alojamento
As instalações para répteis terrestres chamam-se terrários. Existem muitos tipos de terrário disponíveis pelo que deve ter em conta vários factores no momento da escolha:

Deve saber que tipo de réptil pretende, de forma a adquirir um terrário suficientemente grande com espaço suficiente para ele. Por exemplo, uma espécie trepadora dar-se-á melhor num terrário alto, enquanto que espécies escavadoras e corredoras quererão um recinto mais largo.

Aquários de vidro dão bons terrários e podem ser comprados a preços razoáveis. Certifique-se que o recinto tem uma boa tampa, preferivelmente com encaixe justo e janela (não uma tampa normal de aquário) - muitos lagartos, especialmente os gecos são artistas da fuga!

Pense sempre no tamanho adulto da espécie que pretende e lembre-se que répteis bem alimentados podem crescer depressa.

Pense sobre as fontes de calor e de luz a instalar no recinto: os lagartos devem ter calor e luz apropriada ou morrerão. A temperatura ideal varia com a espécie mas a maior parte dos répteis dá-se bem com temperaturas acima de 26ºC durante o dia; em certas espécies a temperatura óptima pode chegar aos 37ºC. Temperaturas demasiado altas podem ser fatais! Uma solução simples e barata é comprar uma lâmpada tipo foco (poderá ter 100W ou mais) e colocá-la sobre uma das extremidades do terrário, de modo a iluminar e aquecer o recinto durante 10-14 horas por dia. Os lagartos também precisam de luz ultra violeta para conseguirem absorver as vitaminas dos seus alimentos. Deve instalar-se uma lâmpada UV apropriada que deverá estar acesa 12-14 horas por dia - não se esqueça de trocar a lâmpada a cada seis meses. Mantenha a lâmpada de iluminação afastada dos cabos eléctricos e da lâmpada UV! Cuidado com queimaduras!

Para terrários de lagartos do deserto e tropicais: coloque uma placa de aquecimento do lado de fora do terrário, nunca no seu interior nem no mesmo lado que a lâmpada! Este equipamento permite manter o terrário quente mesmo de noite - no entanto, não se esqueça que é igualmente importante deixar que as temperaturas nocturnas caiam para os 18º-24ºC. Ao colocar as fontes de calor num dos lados do terrário permitimos que o outro lado se encontre vários graus mais fresco - ESSENCIAL pois cria um gradiente de temperatura o que permite ao animal escolher a temperatura que prefere ao movimentar-se pelo terrário.

Para controlar a temperatura do terrário poderá usar um termómetro que se coloca no vidro exterior. Estes termómetros estão disponíveis sob a forma de fitas ou pequenos discos.

Será que precisa de rochas de aquecimento ou bandas de aquecimento? Não! Estes aparelhos podem trazer problemas e facilmente ferir os seus animais. Um bom terrário, tampa com janela, uma lâmpada e uma placa de aquecimento externa é tudo o que precisa para começar.

2º Passo: Equipar o terrário
Uma vez escolhido o tipo de lagarto e o equipamento básico do terrário, terá que equipar a instalação.

O fundo do terrário poderá receber um substrato como areia ou gravilha. As melhores areias são as de cálcio, gravilha suave ou casca de árvores apropriadas para o efeito. As espécies provenientes de habitats desérticos poderão preferir uma camada espessa de areia pois gostam de escavar, ao passo que as oriundas das florestas poderão preferir casca de árvore pois ajuda a manter a humidade.

Quase todos necessitam de poleiros, sejam ramos, rochas ou pequenas plantas vivas onde possam subir.

Também gostam de sítios onde se possam esconder ou dormir. Distribua bastantes destas opções pelo terrário até descobrir as preferências do seu animal.

Todos os terrários devem ter um bebedouro. Ainda que muitos répteis não necessitem de beber com frequência, a maior parte acaba por aprender que pode beber nos bebedouros. Para além disso, os bebedouros também podem servir de banheira; muitos gostam de molhar-se quando estão na muda da pele!

Então como é que os lagartos obtêm água? Para muitas espécies a água que ingerem provêm da chuva e orvalho. Poderá comprar um pulverizador de plantas e pulverizar o lagarto 2 a 3 vezes por semana. Pulverize também as plantas os ramos e a parede traseira do terrário.

3º Passo: Manutenção

Quando o terrário estiver equipado e o novo inquilino tiver chegado deverá limpar os bebedouros diariamente e limpar a areia 1-2 vezes por semana usando um instrumento para peneirar a areia. Uma vez por mês, o substrato deverá ser trocado e todo o tanque limpo e desinfectado com um produto apropriado.