Vacinação e Desparasitação 2

A primeira imunidade dos gatinhos é recebida através do leite materno, sob a forma proteínas denominadas anticorpos, nas primeiras 24 a 48 horas após o nascimento. Apesar da imunidade materna ser suficiente durante as primeiras semanas de vida, é limitada pelo que o animal precisa de desenvolver a sua própria imunidade de longa duração.

A vacinação do seu animal vai estimular o estabelecimento de uma imunidade duradoura! Contudo, enquanto os anticorpos maternos estiverem em circulação, estes neutralizam a eficácia das vacinas. A aplicação de reforços vacinais vai assegurar uma melhor estimulação da imunidade a longo prazo.

A vacinação desempenha um papel essencial na protecção do seu animal contra de um conjunto de doenças potencialmente fatais, sendo as mais importantes a coriza (ou complexo respiratório felino), a panleucopénia, a leucemia felina e a raiva. Para ser efectiva, a vacinação deve seguir um esquema vacinal que pode incluir 3 injecções, nomeadamente às 6-8, 12 e 16 semanas de idade, devendo ser efectuado um reforço vacinal todos os anos.

gatos com acesso ao exterior, principalmente, estão em maior risco de contrair muitas doenças infecciosas a partir de animais vadios infectados, em zaragatas ou durante o acasalamento. A leucemia felina é uma das doenças que frequentemente é transmitida através de lutas, pelo que a vacinação face a esta doença deve ser aplicada em gatos com acesso à rua.
A vacinação é a melhor maneira de proteger o seu gato contra doenças contagiosas e por vezes fatais!

O plano de vacinação deve ser elaborado pelo seu médico veterinário e personalizado consoante o ambiente em que o seu animal vive, os riscos que enfrenta e as actividades em que participa.
Não se esqueça da revacinação anual!

Principais doenças evitadas com a vacinação:
CORIZA ou Complexo Respiratório Felino
PANLEUCOPÉNIA FELINA
LEUCEMIA FELINA (FeLV)
CLAMIDIOSE FELINA
RAIVA

Desparasitação
Os parasitas intestinais são frequentes nos animais jovens (transmitidos muitas vezes através do leite materno), inclusivamente à nascença, pelo que deve desparasitar o seu gatinho logo a partir das 2 semanas de idade. Como o desparasitante só actua nos parasitas adultos, a desparasitação deve ser repetida 2 a 3 semanas após a primeira dose e, posteriormente, uma vez por mês até aos 6 meses de idade. A partir dos 6 meses deve desparasitar o seu gato no mínimo 2 vezes por ano.