O calor que se faz sentir durante o Verão pode tornar a vida difícil para o seu animal de estimação. Tanto os cães como os gatos podem ter os mesmos problemas que os humanos, como sobreaquecimento, desidratação e queimaduras solares.
Cabe então aos proprietários tomarem algumas medidas simples de precaução para manter os seus animais bem-dispostos e saudáveis, sem deixar de aproveitar a época de férias.
Visite o seu médico veterinário para um check-up no final da primavera ou início do verão, incluindo o teste para a pesquisa da Dirofilariose (ou o "verme do coração") caso o seu cão não esteja a fazer medicação preventiva. Aconselhe-se sobre o anti-parasitário mais seguro e eficaz para eliminar as pulgas, carraças e mosquitos que frequentemente incomodam os animais nesta altura do ano.
Nunca deixe o seu animal no interior do carro - mesmo com a janela ligeiramente aberta ou estacionado à sombra, a temperatura no interior do veículo pode atingir valores muito elevados, podendo predispor para um estado de hipertermia - que pode ser fatal!
Evite levar o seu animal a passear em zonas onde suspeite que tenha sido aplicado algum tipo de herbicida ou insecticida, uma vez que estes podem ser altamente tóxicos para cães e gatos.
Leve sempre consigo um recipiente com água fresca quando viajar com o seu animal.
Restrinja os momentos de brincadeira para as alturas de menor calor, como o início da manhã ou o final do dia, evitando os períodos após as refeições ou de tempo húmido.
Na rua: não deixe o seu animal andar no asfalto quente em dias de muito calor, uma vez que a sua temperatura corporal pode subir rapidamente e até queimar as suas almofadinhas plantares. Durante esta estação do ano, reduza a duração dos passeios nos períodos de maior calor.
Na praia: leve o seu animal para a praia apenas se puder providenciar uma zona fresca e de sombra para ele, assim como ter água fresca à sua disposição. Não deixe o seu animal beber água do mar. Após o banho no mar, não se esqueça de passar o seu animal por água doce, de modo a retirar o sal do seu pêlo.
Em animais mantidos no exterior: assegure que têm à sua disposição água fresca e sombra. Nos períodos de maior calor, deixe o seu animal descansar numa zona mais fresca dentro de casa.
Animais mais velhos, com excesso de peso ou com doenças cardíacas ou respiratórias têm maior dificuldade em tolerar o tempo quente, sendo aconselhado mantê-los em áreas frescas e com boa circulação de ar.
Escove o seu animal frequentemente: vai reduzir o aparecimento de muitos problemas de pele que surgem nos períodos mais quentes do ano, especialmente em animais de pêlo comprido e denso.
A tosquia também pode aliviar o calor do seu animal; no entanto, evite cortar o pêlo muito curto uma vez que reduz a protecção da pele face à radiação solar.
Não aplique protectores solares ou repelentes de insectos que não estejam indicados para o uso específico em animais. A ingestão destes produtos pode causar letargia, assim como alterações gastrointestinais ou até, em alguns casos, neurológicas.
Assegure-se que não existem portas ou janelas abertas através das quais o seu animal possa fugir, cair ou saltar.
Mantenha-se atento a sinais de sobreaquecimento no seu animal, como arfar intenso, ptialismo (ou "babar excessivo") e fraqueza, assim como temperatura corporal elevada.