Intoxicação por Chocolate

O chocolate é frequentemente oferecido aos animais como guloseima pois a maior parte das pessoas adora chocolate e muitos dos cães e alguns gatos também.

A maioria dos casos de intoxicação por chocolate ocorre na época de Natal pois nesta quadra há maior disponibilidade deste alimento nas nossas casas, o que faz com que os donos ingiram este alimento com maior frequência e o partilhem voluntariamente com o seu animal de estimação.

Embora muitos animais o apreciem, o chocolate deve ser evitado pois contém um alcalóide semelhante à cafeína chamado teobromina que pode ser tóxico. A dose tóxica mais descrita é de 130 mg de teobromina/kg de peso vivo, sendo fatal perto dos 200 mg/kg. A quantidade de teobromina presente no chocolate depende do tipo de chocolate. Os chocolates com maior concentração deste tóxico são os de culinária, chocolate preto amargo e cacau em pó, os quais contêm entre 15 a 20 mg de teobromina por grama de chocolate. Por outro lado, o chocolate de leite contem cerca de 1,5mg/g e o chocolate branco contém apenas vestígios.

Para que um cão de 2 a 4 kg de peso evidencie sinais de toxicidade, tem de comer uma quantidade mínima de chocolate preto (cerca de 20g), enquanto um cão do tamanho de um Labrador adulto pode morrer se ingerir uma tablete de chocolate de culinária (cerca de 200g).

Sinais clínicos: dependem da quantidade ingerida e do estado de saúde do cão, por vezes nenhum sinal é aparente, contudo, os sinais mais comuns são: excitação, nervosismo, taquicardia (batimento cardíaco acelerado), dor abdominal, vómitos, diarreia, polidipsia (sede excessiva) e poliúria (urinar muitas vezes). Com o progredir da intoxicação, surge respiração acelerada, tremores e espasmos musculares; as mucosas poderão ficar cianosadas (azuladas) e eventualmente surgirão convulsões; o animal poderá mesmo entrar em coma ou acabar por morrer.

Cada animal é diferente, e por isso mesmo a reacção de cada animal à toxicidade da teobromina é também diferente. Se suspeita que o seu animal comeu uma quantidade excessiva de chocolate, contacte o seu médico veterinário de imediato. Não espere pelo aparecimento dos sinais de toxicidade, os quais demoram frequentemente mais de 12 horas a surgir.

Prognóstico: é bom quando o tratamento é iniciado até 4 horas após a ingestão, principalmente se o animal vomitar o chocolate ou se for feita lavagem gástrica. Quando o tratamento é iniciado posteriormente e/ou se já existem complicações cardíacas ou episódios convulsivos, a taxa de mortalidade é bastante elevada. A morte na sequência da ingestão de doses fatais ocorre geralmente 24 horas após a ingestão. Animais que sobrevivem, geralmente demoram 3 dias a recuperar totalmente e raramente sofrem efeitos a longo prazo. Neste Natal, mesmo com tanto chocolate pela casa, resista à tentação de "dar só um pedacinho" e mantenha o chocolate fora do alcance dos seus animais!

Caso a ingestão ocorra, contacte de imediato o seu médico veterinário.