O que é o paracetamol: é um medicamento utilizado em medicina humana, com propriedades analgésicas e antipiréticas. Apesar deste medicamento ser muito utilizado em medicina humana, ele é tóxico para os animais, apresentando consequências mais graves em gatos.
Toxicidade: este composto é metabolizado pelo fígado e excretado principalmente pelos rins. A toxicidade ocorre devido a um metabolito que causa lesão a nível do fígado e do sangue.
Esta toxicidade é diferente nos cães e nos gatos. No caso dos cães afecta principalmente o fígado enquanto nos gatos os danos ocorrem ao nível dos glóbulos vermelhos sob a forma de metahemoglobinémia.
Sinais clínicos: nos cães e gatos a intoxicação por paracetamol manifesta-se sob a forma de depressão progressiva, vómitos, dor abdominal, cianose (mucosas azuladas), dispneia (dificuldade respiratória), hipotermia (temperatura corporal abaixo do normal), edema da face e dos membros, urina e sangue de cor escura.
Tratamento: caso o animal tenha ingerido o paracetamol acidentalmente ou por lhe ter sido dado voluntariamente pelo dono, independentemente de manifestar sinais clínicos de intoxicação, dirija-se de imediato ao seu médico veterinário.