Anteriormente, na maioria dos casos existiam poucas escolhas terapêuticas para os animais aos quais era diagnosticado um cancro, restando-lhes um mau prognóstico e, em último caso, e opção da eutanásia. Contudo, a tecnologia outrora limitada a medicina humana, torna-se cada vez disponível em medicina veterinária.
Apesar de alguns encararem a oncologia como uma especialidade "sem saída", os que a praticam sabem que estão a fazer a diferença para os animais e para os seus proprietários. O nosso objectivo passa não só por tratar os animais mas também providenciar-lhes o máximo de conforto no tempo de vida que lhes resta.
Dependendo das características de cada tumor, as opções terapêuticas variam, podendo passar pela cirurgia, quimioterapia ou uma combinação de ambas. Actualmente a radioterapia ainda é uma modalidade terapêutica indisponível em Portugal.
Quimioterapia
No nosso Hospital disponibilizamos a hipótese de sessões com vários quimioterápicos. A escolha do protocolo (ou seja, os fármacos a utilizar e a sua frequência de administração) e a realização das mesmas são debatidos na consulta de oncologia.