Reabilitação e Fisioterapia

Reabilitação e Fisioterapia

Actualmente tem-se observado um crescente interesse na reabilitação física quer por parte dos veterinários quer dos próprios proprietários. Parte desse interesse advém dos resultados obtidos em medicina humana e da tentativa de adequar as técnicas aos nossos animais.

A fisioterapia pode ser associada de diferentes formas (e.g.: hidroterapia, exercícios com bola, etc.) a diversas situações (e.g.: pós-cirúrgico, atrofia por desuso, etc.)
Determinados factores vão condicionar o tipo de fisioterapia adoptada: a idade do animal, a sua condição física, a natureza da lesão, doenças concorrentes e a aceitação por parte do proprietário.

A fisioterapia tem um papel vital na recuperação funcional do animal. Actua fundamentalmente na recuperação do sistema nervoso tanto a nível motor, como autónomo ou sensorial onde incluímos, neste último caso, a analgesia, a parestesia e a hiperestesia (diferentes níveis de sensibilidade à dor).

Deste modo a fisioterapia pode representar uma mais-valia na recuperação! Ao estimular os grupos musculares de forma específica e menos dolorosa, permite um "retorno à função" mais rápido e eficiente.